Absoluto

[Resenha] Os Bons Segredos – Sarah Dessen

Postado: 25 julho, 2016 às 10:48 pm

os bons segredos - sarah dessenTítulo: Os Bons Segredos
Título Original: Saint Anything
Autora: Sarah Dessen
Editora: Seguinte
Páginas: 320
Ano: 2015
Onde Comprar: aqui

Sydney sempre viveu à sombra do irmão mais velho, o queridinho da família. Até que ele causa um acidente por dirigir bêbado, deixando um garoto paraplégico, e vai parar na prisão. Sem a referência do irmão, a garota muda de escola e passa a questionar seu papel dentro da família e no mundo. Então ela conhece os Chatham. Inserida no círculo caótico e acolhedor dessa família, Sydney pela primeira vez encontra pessoas que finalmente parecem enxergá-la de verdade. Com uma série de personagens inesquecíveis e descrições gastronômicas de dar água na boca, Os bons segredos conta a história de uma garota que tenta encontrar seu lugar no mundo e acaba descobrindo a amizade, o amor e uma nova família no caminho.

Apesar de ter outros livros da Sarah Dessen na minha estante, esse é a primeira vez que leio um livro da autora, que é best-seller no estilo YA contemporâneo. Recebi este exemplar da Editora Seguinte e do blog House of Chick para resenha e vou falar para vocês um pouco do que li e minha experiência com o livro. Tudo sem spoilers, fiquem tranquilos!

Em “Os Bons Segredos” conhecemos Sydney, uma menina de família rica, muito madura e quieta, que admira muito o seu irmão mais velho, Peyton, que sempre foi ponto central da atenção de sua família. Com o pai advogado renomado e a mãe superprotetora, Sydney e Peyton sempre foram muito bem educados, mas com o passar dos anos, Peyton começou a se envolver com pessoas erradas e se meter em confusões constantemente, até que um dia embriagado atropelou um menino de 15 anos e foi preso.

Seus pais então começam a usar de todos os recursos possíveis para ajudar o filho querido, que para eles não é tão culpado assim, enquanto Sydney só pensa em como está o menino atropelado que ficou paraplégico graças a seu irmão. A situação da família vai ficando bem ruim devido a tantos gastos, e Syney sempre tentando não dar muito trabalho, decide ir para uma escola pública para ajudar no corte de gastos. Além disso todos na escola que ela estuda pensam que ela pode ser igual ao irmão e a “olham torto”. Ela vê nessa mudança uma boa oportunidade para mudar os ares e recomeçar também.

Sydney não aguenta mais ficar em casa, pois não concorda com os pais “passando a mão na cabeça” do irmão, mesmo depois que ele fez besteira, e nem o amigo da família que a assedia em silêncio, e tenta passar o maior tempo possível longe. Numa dessas saídas ela entra em uma pizzaria e conhece Layla e seu irmão, cujo os pais são donos da pizzaria, e dali surge uma amizade. A pizzaria se torna então seu refúgio, e entre entregas de pizzas e conversas Syney vai descobrindo cada vez mais quem ela é.

Gostei bastante desse livro, pois é um drama familiar que trata de assuntos sérios mas de uma forma muito leve, sem ser chato. Me identifiquei bastante com Syney, ás vezes me sinto invisível também, mas em algumas horas ela me irritou por simplesmente não ter ação em horas que deveria. Mas tentei entender o lado dela, é adolescente e até que é bem corajosa por aguentar tanta coisa muitas vezes quieta, outras com pequenas iniciativas. A família Chatam é demais, e no geral gostei bastante dos personagens.

O livro é narrado em primeira pessoa, por Sydney, e a leitura é bem fácil e nada maçante. E se tem romance no livro? Tem sim, e é bem fofo e construído conforme a leitura, o que eu gosto bastante, ver o amor nascendo e crescendo entre os personagens! Mas de longe o romance é o ponto principal desse livro, que é sobre autoconhecimento e amizade. Sobre como as coisas podem ser melhor quando você não precisa carregar tudo nas costas e como sua vida pode e deve ser sobre você mesma.

Fiquei bastante empolgada com a leitura e recomendo Sarah Dessen para quem gosta de livros YA e livros adolescentes que abordam assuntos leves e sérios ao mesmo tempo, pois esse livro além de ser uma leitura agradável no seu dia, vai te fazer parar para pensar um pouco. Já estou super animada para tirar o pó dos meus outros livros da autora para ler, e pro lançamento do mais novo livro da autora “Uma Canção de Ninar” pela editora Seguinte.

Quotes

“Estava acostumada a ser invisível. As pessoas raramente me viam, e se viam, nunca me olhavam de perto. Eu não era radiante e encantadora como meu irmão, linda e graciosa como a minha mãe, ou inteligente e dinâmica como minhas amigas. Mas essa é a questão. Você sempre acha que quer ser notada. Até ser notada.”

Nota

4-estrelas

In Livros, Resenhas  

Text Widget

Aliquam ut tellus ligula. Nam blandit massa nec neque rutrum a euismod t ellus ultricies! Phasellus nulla tellus, fringilla quis tristique ornare, condi mentum non erat. Aliquam congue or nare varius.