Absoluto

[Resenha] A Playlist de Hayden – Michelle Falkoff

Postado: 1 setembro, 2015 às 8:00 pm

A Playlist de Hayden - Michelle FalkoffTítulo: A Playlist de Hayden
Título Original: Playlist for the dead
Autora: Michelle Falkoff
Editora: Novo Conceito
Páginas: 288
Onde Comprar: Compare

Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola, o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente. Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava. A PLAYLIST DE HAYDEN é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil.

Após o suicídio de seu amigo Hayden, Sam se depara sozinho e confuso, e com uma playlist na mão. Seu amigo a escreveu para que ele pudesse entender melhor o motivo de seu ato, mas tudo que Sam consegue entender são músicas desconexas e melancólicas que não fazem sentido nenhum para ele.

Hayden não era apenas um dork, ele tem seus segredos que Sam só vai começar a descobrir por causa de uma menina chamada Astrid. Mas quem era ela? Afinal, que ele soubesse Hayden não tinha amizade com meninas.

Na noite antes do suicídio algo muito terrível aconteceu a Hayden e Sam acha que é sua culpa, mas Astrid tem certeza que não. E esse clima de suspense nos prende até o final da leitura, pois as coisas só são explicadas mesmo no final. Ainda bem que a leitura flui muito fácil, pois esse livro me tirou de uma imensa ressaca literária que ando tendo esse ano.

“A Playlist de Hayden” é aquele tipo de livro que proporciona muito mais que uma leitura, mas uma experiência de leitura super gostosa, tensa e com muito sentimento através de músicas que foram selecionadas para os momentos perfeitos do livro. Através delas a gente consegue sentir que entendeu muito mais o Hayden e suas emoções. Fiquei até com dúvida se a história inspirou a escolha das músicas ou vice-versa. O único problema é que elas não ajudam a desvendar o mistério em torno do suicídio.

Recomendo a todos que gostem de um drama adolescente e histórias de bullying. Achei que fosse bem no estilo “Os 13 porquês” mas é bem diferente, apesar de abordar o mesmo tema. Não deixem de ouvir a playlist capítulo por capítulo quando forem ler, vale muito a pena conhecer as músicas e ver suas conexões com a historia. Eu até lia as letras junto com a tradução, foi uma experiência maravilhosa!

Quotes

“Ouça. Você vai entender. O que eu deveria entender? Ele se matou e me deixou aqui sozinho para encontra-lo. E eu tinha certeza que era tudo culpa minha…” (pág. 13)

“O que tem de tão legal em ser o cara bom? Ser assim nunca tinha me levado a lugar nenhum. Pelo que eu podia ver, os maiores babacas da escola eram os caras que todos os professores e outros alunos consideravam os mais incríveis…” (pág. 39)

“Muitas pessoas querem ser invisíveis. Talvez elas até pensem que podem fingir que são. Mas sempre alguém as vê.” (pág. 44)

Nota

4-estrelas

In Livros, Resenhas  

Text Widget

Aliquam ut tellus ligula. Nam blandit massa nec neque rutrum a euismod t ellus ultricies! Phasellus nulla tellus, fringilla quis tristique ornare, condi mentum non erat. Aliquam congue or nare varius.